GoBotMobile Onde carregar meu carro elétrico?
top of page
  • rezende

Onde carregar meu carro elétrico?

Atualizado: 6 de dez. de 2023


Em casa! Sim, em casa. Enquanto ele fica parado na garagem de noite, ele fica carregando. No dia seguinte você sai com ele com a bateria cheia. Já pensou em nunca mais ter que ir ao posto de gasolina? Você ganha uma porção de tempo para fazer coisas mais interessantes.


Antes de entrar na matemática, é importante lembrar que com o carro elétrico você não precisa ir ao posto de gasolina. Você pode carregar onde quiser, desde que haja uma tomada adequada ou carregador disponível.


Agora vamos para a matemática. Os carros elétricos a venda no Brasil tem tipicamente baterias de 40, 60, 90 ou 100 kWh. Com estas capacidades de carga tem autonomia que varia de 250 a 650 km. Dependendo do fabricante falamos de 5 a 10 km por KWh de energia.


Um usuário típico anda entre 15 e 100km por dia. Considerando um carro pouco eficiente, serão necessários entre 3 e 20kWh por dia. Com um carregador de 7kW será necessário entre 30 min e 3 h de carga por dia. Para um carro muito eficiente estamos falando entre 15min e 1h30 de carga por dia. Com uma tomada NBR 220V de 20A e um carregador portátil, teremos uma potencia máxima de 3.5kW. Neste caso será necessário entre 1h00 e 6h00 de carga.


Agora, digamos que você tenha um E-Tron ou iPace com 90kWh de bateria, e que por um acaso do destino você usou toda a bateria e quer carregar em uma noite. Em um carregador de 7kWs serão necessárias 13 horas.


Ou seja a carga em casa com um carregador de 7kW é a melhor solução para carregamento do seu carro. Mas, fique atento pois o carregador deve atender às normas IEC aplicáveis e a às normas de segurança de instalações elétricas previstas na NBR. Se você mora em condomínio, deve pagar pela energia que consome para não onerar os demais condôminos. Para saber mais sobre isso fale com a Power2go. Somos especialistas em carga de veículos elétricos em condomínios!

538 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page