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RECARGA DE CARROS ELÉTRICOS

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O FUTURO DO CARRO

É ELÉTRICO

De acordo com a International Energy Association, o mundo chegou em 2021 a mais de 17 milhões de carros elétricos. Diferente do mercado de carros a combustíveis fósseis, o crescimento da demanda não foi afetado pela pandemia.

O volume de vendas em 2021 passou de 6 milhões. Os números preliminares apontam para mais de 10 milhões de carros vendidos em 2022.

Com isso o carro elétrico deixa de ser um produto de pioneiros e passa a ser uma opção do consumidor comum. No Brasil esse crescimento também tem sido muito importante.

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O CARRO ELÉTRICO

O carro elétrico é diferente do carro a combustão. O motor ocupa pouco espaço, ficando usualmente nas rodas traseiras. Muitos carros podem ainda ter um segundo conjunto de motor nas rodas dianteiras. A direção é elétrica. O pacote de baterias tipicamente fica no assoalho do carro, garantindo um centro de gravidade baixo, dando muito mais estabilidade ao carro elétrico. A autonomia das baterias varia de fabricante para fabricante.

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Os híbridos variam de 30 a 80 km, garantindo uma boa autonomia para deslocamento urbano no dia a dia. Já os totalmente elétricos (BEV) têm autonomias típicas de 200 a 400 km, podendo chegar até 1.000 km dependendo do tamanho da bateria escolhida no momento da compra. O carro elétrico tem autonomia média típica de 400 km pelo mesmo motivo que o carro a gasolina tem um tanque de 50 L: é o que o usuário precisa.

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ONDE E QUANDO

CARREGAR O CARRO ELÉTRICO?

O carro elétrico pode ser carregado em qualquer vaga de estacionamento com um ponto de recarga. O melhor local é na sua vaga no seu condomínio ou casa pois o carro tipicamente fica parado nela muitas horas no período da noite. Mas se você não puder carregar em casa, uma opção é um ponto de recarga público ou semipúblico.

No Brasil ainda existem muitos pontos gratuitos porém eles estão gradualmente sendo convertidos em pontos pagos onde é cobrado um valor pela energia ou pelo tempo de utilização do carregador.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CARREGADORES DE

CARROS ELÉTRICOS

DISPONÍVEIS NO MERCADO?

 

A recarga de carros elétricos pode ser realizada utilizando-se carregadores AC ou DC (corrente alternada ou contínua, também referidas como carga lenta ou rápida).

 

Os carregadores DC (Corrente Contínua) são equipamentos caros e complexos, voltados à carga em estradas e postos de abastecimento rápidos onde há necessidade de realização da carga em período inferior a 1 hora.  O carregador DC fornece energia diretamente à bateria do veículo, e por isso precisa compatibilizar a energia fornecida pela rede (AC) àquela utilizada pela bateria (DC).

 

O carregador DC não é um equipamento para uso residencial ou condominial. Mesmo em frotas ele é apenas necessário se os carros, vans ou caminhões rodam dia e noite e têm pouco tempo para recarregar. Se o carro ou caminhão fica parado por 4 a 8 horas, existem opções de carregadores AC de alta potência que podem ser utilizados sem a necessidade de investir em um carregador DC.

 

Já os chamados carregadores AC (corrente alternada) têm a finalidade de conectar, de forma segura, o módulo de carga embarcado nos carros elétricos à rede elétrica convencional.  Eles funcionam em 220 V ou 380 V, monofásico ou  trifásico, em correntes que podem variar de  6 A a 32 A, entregando até 22 kW de potência para o carro.

 

Os "carregadores" AC não realizam nenhum tipo de conversão da energia fornecida pela rede.  Por isso, eles não oferecem nenhum tipo de risco à bateria do veículo.   Neste tipo de carga, a compatibilização da energia da rede com a bateria do veículo é realizada pelo módulo de carga que está dentro do próprio veículo. A capacidade (ou velocidade) de carga também depende do módulo de carga do veículo. Assim, nem sempre um "carregador" de 22 kW vai ser capaz de carregar um veículo com essa potência. A potência máxima de carga depende basicamente do módulo de carga do próprio veículo.

 

Do ponto de vista construtivo são oferecidos em 2 modalidades: portátil, para ser usado em situações eventuais ou emergenciais, e o Wall Box ou carregador de parede, para uso diário. O WallBox ou carregador de parede pode ser convencional ou inteligente (Smart), normalmente conectado à Internet.

 

Os carregadores Smart são fundamentais para possibilitar a recarga  em instalações onde a fonte de energia é compartilhada ou pública.   Possuem funcionalidades como medição de energia, controle dinâmico de carga e coordenação, balanceamento e otimização de dois ou mais carregadores funcionando em conjunto em uma mesma instalação elétrica (por exemplo, uma garagem de condomínio ou estacionamento público).

 

Todos os carregadores da Power2Go da modalidade Wall Box, seja o EzPower4000®️, o EzPower7000®️, ou o EzPower22000®️, são inteligentes e conectados à nuvem e ao sistema Maestro®️, que faz a coordenação e gerenciamento da recarga, assim como ao Power2Go Pay®️  e Power2Go APP®️, seguindo os mais elevados padrões de segurança de redes e dados.

 

Atenção ao escolher o seu carregador Wall Box; os carregadores portáteis são equipamentos simples e de construção menos robusta, ou seja, não é recomendado seu uso para o dia a dia.  Ao utilizar um carregador portátil, você tem que ter certeza de que a instalação elétrica (tomada) a que ele está conectado possui capacidade suficiente para a potência do carregador.

 

Por sua vez, carregadores de 11.000 W e 22.000 W devem obrigatoriamente ser conectados em redes com tensão 380 V trifásica. Certifique-se que a sua rede elétrica tem essa tensão disponível. Uma rede de 380 V trifásica pode alimentar todos os tipos de carregadores AC. Já uma rede de 220 V mono ou trifásica pode alimentar carregadores até 7.000 W. Se o seu carro fica na vaga de 6 a 8 horas por dia, o carregador de 7.000 W vai atender todas as  suas necessidades diárias de recarga. Fale com a Power2Go. Nós te ajudamos a escolher o melhor carregador para as suas necessidades.

 

QUAIS SÃO OS

TIPOS DE CONECTORES?

 

No mundo da recarga AC existem 4 tipos de conectores:

Tipo 2 - Padrão europeu e largamente utilizado no Brasil

Tipo 1 - Padrão dos EUA e Japão

GBT - Padrão chinês

Tesla - Padrão do fabricante

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No Brasil, há um esforço coletivo de usuários, fornecedores de infraestrutura de recarga de carros elétricos e fabricantes de carros elétricos para padronizar a frota de veículos com o conector T2. A exceção são os Nissan Leaf e Fiat 500e que até 2022 eram importados com conector T1 e hoje já são vendidos com conector T2. Vale a pena ficar atento a importações diretas de veículos. Se o seu carro vier do mercado americano ou japonês, hágrandes chances de ele vir com conector T1 e você terá que usar um adaptador de T1 para T2 para poder usar a infraestrutura de recarga pública ou semipública.

 

O GBT é o conector que equipa muitos dos carros da JAC e alguns modelos da SERES importados para o Brasil. Isso ocorre em função do volume de demanda de cada tipo de carrro. O importador só consegue mudar o tipo de conector quando compra um certo volume de carros. O adaptador de GBT para T2 é muito simples. Na verdade o GBT é um T2 invertido (macho e fêmea).

 

Os clientes da Power2Go não precisam se preocupar com isso. A Power2Go oferece os conectores T1, T2 e GBT. Se você trocar de carro, trocamos o seu conector sem custo adicional.

 

Já o padrão Tesla é utilizado apenas em veículos dessa marca. . Se você comprar um Tesla, recomendamos que importe o modelo europeu, que já vem com o conector T2. Se importar um americano com conector Tesla, recomendamos que compre e tenha sempre à mão um adaptador de T1 ou T2 para Tesla.

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COMO GARANTIR UMA

INSTALAÇÃO SEGURA?

A instalação segura é uma associação de 4 fatores:

Seu carregador deve atender à norma NBR IEC 61851 e NBR IEC 62196

Seus materiais devem atender às normas NBR IEC 61008 e 62423

Sua instalação deve atender à norma NBR 5410 e NBR 17019

A mão de obra que vai executar a instalação deve estar qualificada com a NR10 e NR35

Cada distribuidora de energia (ENEL, EDP, CPFL e Elektro, entre outras) tem ainda as suas normas de instalação de pontos de recarga. É importante checar no site da sua concessionária. Além disso, a experiência e expertise dos responsáveis técnicos pela instalação são fundamentais. Consulte sempre um engenheiro e evite as soluções simples e fáceis que estão erradas.

 

Os clientes da Power2Go sempre ficam tranquilos. Nossa equipe de engenharia altamente qualificada e nossos instaladores são apaixonados pela recarga de carros elétricos e maníacos por qualidade. Seguimos todas as normas e não fazemos atalhos. Segurança e qualidade do que fornecemos vem sempre em primeiro lugar.

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QUAIS PROBLEMAS

DEVEMOS EVITAR?

Não use um carregador portátil de 32 A em tomada padrão NBR. Sempre utilize em tomadas industriais de 32 A. Ao conectar um carregador de 16 A, certifique-se que a tomada é de 20 A e que a cablagem é de 4 mm. Embora o cabo de 2,5 mm nominalmente suporte uma corrente de 20 A, quando instalado em eletroduto e como fator de agrupamento com outras instalações, pode não suportar a corrente elétrica.

 

Não instale o carregador conectado ao relógio de luz da unidade em um condomínio. Em condomínio residencial ou comercial os carregadores sempre devem ser ligados ao alimentador geral do prédio. A instalação deve ter um sistema de otimização e balanceamento de recarga que evita a sobrecarga do alimentador ao mesmo tempo em que permite que a maior quantidade possível de moradores carreguem o seu carro elétrico.

 

Cliente Power2Go dorme tranquilamente. Todos os nossos carregadores são conectados ao Maestro®️, o sistema proprietário da Power2Go que garante o funcionamento gerenciado e coordenado de todos os carregadores de uma instalação.

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COMO PAGAR

PELA ENERGIA CONSUMIDA EM CASA?

Se você mora em apartamento, no seu condomínio, os carregadores de carros elétricos devem ser conectados à área comum do condomínio. Cada carregador deve ter o seu consumo medido e a conta de energia deve ser rateada, afinal cada um deve pagar pela energia de consome.

 

Clientes da Power2Go não precisam se preocupar com isso. Todos os carregadores da Power2Go são inteligentes e conectados à nuvem. Cada carregador é um medidor de energia e envia os dados de medição para a nuvem.  Nossa plataforma de gestão Power2Go Direct®️ contabiliza a energia consumida e envia as informações para a administradora de condomínio fazer o rateio do custo da energia. Com isso você paga apenas pelo custo da energia. Caso o condomínio não queira fazer a cobranças junto às contas condominiais, você pode usar o Power2Go Pay®️; nele nós cobramos o morador pela energia e repassamos o valor para o condomínio. Neste caso há a incidência de uma taxa de gestão da cobrança.

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LUGAR DE CARREGAR 

É NA SUA VAGA

Muitos síndicos e conselheiros pensam em colocar carregadores compartilhados em seus prédios. Depois de operar muitos pontos de recarga de carros elétricos, os dados mostram que a experiência em um carregador compartilhado é ruim. O índice de utilização é baixo. O que ocorre é que, na prática, apenas um usuário se conecta ao carregador pois, as pessoas não querem ter que voltar à garagem no meio da noite para desconectar um carro e conectar outro. Nestes casos o morador carrega alguns dias na garagem do prédio e nos outros deve continuar buscando pontos de recarga públicos e semipúblicos.

 

A Power2Go instala o carregador na sua vaga, sem dor de cabeça com instalação, carregador, monitoramento e manutenção. Cliente da Power2Go não precisa se preocupar em encontrar carregadores de carros elétricos em shoppings, restaurantes e outros estacionamentos. Ele já sai de casa todos os dias com as baterias carregadas!

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