Introdução
Essa é uma das perguntas mais comuns entre síndicos e moradores de condomínios que estão considerando a instalação de carregadores para veículos elétricos. O medo de sobrecarregar a rede elétrica ou, ainda pior, de precisar realizar grandes obras de infraestrutura, gera insegurança. Entender a energia disponível no condomínio é crucial para definir a melhor solução, e isso começa com um estudo de demanda.
O que é um Estudo de Demanda?
O Estudo de Demanda consiste na medição online de grandezas elétricas por meio de um medidor digital específico, armazenando dados por 7 a 10 dias. Essa medição permite ao condomínio conhecer a qualidade das tensões, correntes e fator de potência da energia entregue pela concessionária, assim como os valores mínimos, médios e máximos dessas variáveis. Além disso, mostrará o perfil horário do consumo das cargas do quadro elétrico onde o equipamento foi instalado, mostrando picos de potência.
Como Avaliar a Energia Disponível no Condomínio
Com os resultados da medição, é possível saber quanto de energia livre há no condomínio e calcular quantos carros podem ser atendidos usando a infraestrutura elétrica existente. A medição deve ser feita sempre no quadro de energia da área comum, que é de onde o ponto de alimentação para os carregadores será derivado. Infelizmente, é comum receber estudos realizados por empresas não especialistas, que medem a entrada geral ou os apartamentos, o que não atende à necessidade para o estudo de implantação dos carregadores. Confira nosso artigo sobre (porque não ligar o carregador no relógio do apartamento)
O Erro Comum: Dividir a Energia Livre pela Potência do Carregador
Um erro comum cometido por empresas não especializadas na instalação de carregadores de veículos elétricos é calcular o número de carros que poderiam ser carregados dividindo a energia/potência livre do condomínio pela potência nominal de cada carregador. Por exemplo, se um condomínio tem 50 kW de potência livre e o carregador tem 7 kW, a conclusão seria que apenas 7 carros poderiam ser carregados simultaneamente (50 ÷ 7 = 7,14). Este cálculo ignora o comportamento dinâmico do consumo de energia em condomínios e a possibilidade de gerenciamento inteligente dessa carga.
Na prática, um sistema de gestão de carga pode aumentar significativamente o número de veículos que podem ser carregados, distribuindo a energia disponível de forma eficiente e escalonada ao longo do tempo. Isso permite que mais carros sejam atendidos, mesmo que não carreguem todos na máxima potência ao mesmo tempo. Com um sistema de gestão de carga da Power2Go, o número de veículos carregando simultaneamente pode ser aumentado em até 6 a 8 vezes comparado ao método tradicional de divisão direta da potência livre pela potência do carregador. Isso quer dizer que o Condomínio muito provavelmente não precisa mudar nada da infraestrutura elétrica atual. Para mais informações sobre esse tema, confira nosso artigo sobre (gestão de carga)
O Cálculo de Demanda: Uma Abordagem Limitada
Outro método que frequentemente recebemos de nossos clientes é o cálculo de demanda. Todas as concessionárias têm diretrizes para orientar esse cálculo, que consiste em determinar a potência instalada a partir do somatório das potências nominais dos aparelhos e equipamentos elétricos e das potências nominais das lâmpadas nas instalações. Conhecida a potência instalada e a capacidade máxima do circuito, pode-se inferir a diferença como energia/potência livre para uso na recarga.
No entanto, o problema é que nem sempre o mapeamento é preciso. Novas cargas podem ter sido introduzidas ao longo da vida do condomínio, levando a conclusões erradas. O cálculo pode dar algum norte, mas nunca será tão preciso quanto a medição online 24 horas por 7 a 10 dias.
Conclusão
Para saber se o seu condomínio tem energia suficiente para carregar veículos elétricos um estudo de demanda é fundamental. Ele deve ser realizado por empresas que entendam sobre a recarga de carros elétricos, e a medição deve ser feita no quadro da área comum. O estudo deve ser acompanhado de um laudo com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Assim, você terá uma visão clara e segura sobre a energia disponível para os carregadores, evitando surpresas e custos inesperados no futuro.
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