GoBotMobile
top of page

Tipos de Recarga e suas Aplicações: Lenta, Rápida e Ultrarrápida

Qual o carregador ideal para o seu carro elétrico?

Este guia completo te ajuda a entender os tipos de carregadores, escolher o ideal para suas necessidades e fazer da recarga do seu carro elétrico uma experiência simples e descomplicada.



Na Power2Go, entendemos que essa decisão pode parecer complexa à primeira vista. É por isso que estamos aqui para descomplicar tudo e ajudá-lo a encontrar a opção ideal para carregar seu carro elétrico. 


No universo da recarga de carros elétricos, existem três diferentes tipos: nível 1 (lenta), nível 2 (rápida) e nível 3 (ultrarrápida). A recarga lenta, ou também chamada de nível 1 é aquela que ocorre em tomadas convencionais, geralmente com potências que variam de 1kW até 3,6kW. Por possuírem uma potência baixa, o tempo de recarga torna-se muito alto, dependendo do tamanho da bateria pode-se levar mais de 20 horas para uma recarga completa. Os carregadores portáteis são exemplos de recarga lenta nível 1. 


Os carregadores de nível 2, ou recarga rápida oferecem uma carga mais eficiente em um período mais curto. Geralmente as potências dos carregadores nível 2 variam de 7kW até 22kW. Estas potências são a escolha mais adequada para a recarga noturna quando seu carro fica estacionado por um longo período. Sua vantagem está na simplicidade, no custo reduzido da instalação e no caso do wallbox de 7kW, necessitar apenas de uma rede 220V que é amplamente disponível na maioria dos locais. No entanto, é importante notar que a potência máxima de carregamento CA é limitada pela capacidade do conversor interno do carro. A maioria dos veículos hoje possui conversores de até 7 kW, enquanto alguns poucos modelos podem atingir 11kW ou 22 kW. Para ilustrar, um wallbox de 7 kW pode fornecer uma carga completa em cerca de 3 - 4 horas para veículos híbridos plug-in e aproximadamente 7 - 9 horas para carros totalmente elétricos.


 A ultrarrápida, ou nível 3, por sua vez, é a opção de alta velocidade disponível em estações de carga de alta potência e em corrente contínua. As potências dos carregadores iniciam em 20kW, sendo muito comum potências da ordem de 40kW, 60kW, mas podendo chegar em até 350 kW.

No cenário da recarga CC (corrente contínua), a rapidez na recarga é o ponto central. Sem a limitação do conversor interno, a recarga CC oferece tempos de carregamento mais rápidos. Em estações de carga de alta potência, é possível obter cerca de 80% de carga em 30 minutos, proporcionando uma solução prática para aqueles momentos de pressa. Os carregadores CC necessitam de uma rede de 380V e por isso sua aplicação em residências é pouco frequente, além de possuir um investimento mais alto quando comparado com os carregadores de corrente alternada.


Portanto, não necessariamente uma maior potência e consequentemente um menor tempo de recarga é a melhor solução custo-benefício. Para recargas residenciais onde seu veículo ficará parado por 8 - 12 horas durante a noite e somente uma rede 220V está disponível, a recarga em um carregador wallbox de 7kW é a melhor opção. Agora, se você está em viagem ou carregando em um ponto público, provavelmente não vai querer esperar mais que 30 - 40min para sua recarga e nestes casos, o carregamento em corrente contínua é a melhor solução. 


Na Power2Go, estamos comprometidos em simplificar a transição para a eletromobilidade, tornando-a uma experiência fácil e acessível para todos. Seja qual for o caminho que você escolher, estamos prontos para acompanhá-lo nessa jornada elétrica.


Descubra mais dicas e informações em nosso blog e faça da recarga do seu carro elétrico uma experiência simples e sem complicações! https://www.power2go.com.br/

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page