GoBotMobile
top of page

Compra ou Aluguel de Carregadores para Veículos Elétricos: Qual a Melhor Opção para Você?


Com o crescente interesse em veículos elétricos, a necessidade de infraestrutura de carregamento confiável e eficaz tornou-se mais evidente do que nunca. Uma dúvida muito comum para quem vai comprar um carro elétrico é a escolha entre comprar ou alugar um carregador. Neste artigo, vamos analisar minuciosamente os prós e contras de ambas as opções para ajudá-lo a tomar a melhor decisão em termos da infraestrutura de carregamento elétrico.


Primeiro vejamos a compra:


Prós:

1. Propriedade Permanente: Ao comprar um carregador, ele se torna seu ativo permanente, proporcionando um ponto de carregamento exclusivo e de fácil acesso para o seu veículo elétrico. Isso é especialmente uma vantagem comparado ao uso de carregadores compartilhados (aqueles onde mais de um usuário pode utilizar o carregador), já que quando você desejar recarregar, pode ser que o carregador compartilhado já esteja sendo usado por outro carro. No caso de instalações na sua vaga, o modelo de compra e aluguel poderiam ser considerados equivalentes neste ponto já que ambos permitem a flexibilidade individualizada de uso.


2. Investimento a Longo Prazo: Embora o custo inicial seja mais elevado, a compra representa um investimento duradouro. Além de fornecer uma solução de carregamento conveniente, o carregador pode agregar valor à sua residência.


Contras:


1. Custo Inicial Elevado: O investimento inicial para a aquisição de um carregador pode ser significativo, o que pode ser um obstáculo para alguns proprietários de carros elétricos.


2. Manutenção e Reparos: Como proprietário, você é responsável pela manutenção e eventuais reparos do carregador após o período de garantia, o que pode resultar em custos adicionais ao longo do tempo. Certifique-se de ter um plano de manutenção adequado em vigor se você quer estender a vida útil de seu carregador e evitar novos investimentos em alguns anos.


3. Falta de Atualização Facilitada: À medida que a tecnologia de carregamento evolui, seu carregador pode se tornar obsoleto. Substituir um carregador comprado pode ser mais complicado e dispendioso do que atualizar um carregador alugado. De maneira similar, você acaba assumindo o risco de obsolescência em caso de descontinuidade, falta de peças entre outros.


Agora falando do modelo de aluguel, listamos abaixo os principais prós e contras:


Prós:

1. Custo Inicial Reduzido: O modelo de aluguel exige um investimento inicial menor, tornando-o mais acessível para proprietários de veículos elétricos. Isso facilita a entrada no mundo da mobilidade elétrica sem um desembolso financeiro significativo. Você pode usar este montante da compra em uma aplicação fazendo seu dinheiro render ao invés de imobilizá-lo em um ativo permanente.


2. Manutenção Inclusa: Em muitos casos, o contrato de aluguel inclui serviços de manutenção e reparo. Isso proporciona maior tranquilidade, eliminando a preocupação com custos inesperados associados à manutenção do carregador. A manutenção regular é crucial para garantir a operação eficiente e segura do sistema de carregamento.


3. Flexibilidade de Atualização: O aluguel oferece a flexibilidade de atualizar o carregador conforme as tecnologias avançam, garantindo que você tenha acesso às últimas inovações em carregamento elétrico, o que elimina o risco de obsolescência.


4. Suporte Técnico: Muitos contratos de aluguel incluem suporte técnico, o que pode ser valioso em caso de problemas de operação ou questões técnicas. Nós da Power2Go por exemplo, incluímos em nosso plano de aluguel carregador reserva se necessário.


Contras:


1. Custo a Longo Prazo: Muitas pessoas fazem a conta do aluguel multiplicado pelos anos de uso e concluem que com o passar dos anos o custo acaba sendo mais alto que a compra. Esta análise deve ser feita com cuidado, porque mesmo o modelo de compra demandará gastos ao longo da vida útil do carregador como manutenção, reparo, atualizações. Além disso, deve-se levar em conta o potencial risco de obsolescência. Realize uma análise detalhada do custo total de propriedade ao comparar os modelos de aluguel e compra para poder tomar a decisão mais adequada a sua necessidade.


Para ilustrar essa escolha, pense no aluguel de um carregador como um seguro para o seu veículo elétrico. Assim como você paga uma taxa mensal para garantir que seu carro esteja protegido em caso de acidentes ou danos, o aluguel do carregador oferece uma proteção contínua e serviços de manutenção. Por outro lado, comprar um carregador é semelhante a ser proprietário do seu carro sem seguro; você tem mais controle, mas também assume responsabilidades adicionais, como manutenção, atualizações e eventuais riscos (danos, obsolescência entre outros). Portanto, a escolha entre compra e aluguel depende de suas preferências individuais e de como você deseja gerenciar seu custo total de propriedade e riscos.


Para ambos modelos é muito importante que o carregador possua as funcionalidades de medição individualizada e gestão de carga que permitirá que mais carros possam carregar usando a mesma infraestrutura elétrica existente. Leia atentamente as condições contratuais para ter claro as exclusões em ambos modelos e com isso poder tomar uma decisão consciente. Independentemente da sua decisão, nós da Power2Go temos uma solução fácil, inteligente e para você.






124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page